Skip links

O poder das fibras!

As fibras alimentares são a parte comestível de plantas ou carboidratos análogos que são resistentes à digestão e absorção, podendo sofrer fermentação completa ou parcial no intestino grosso. Elas podem ser do tipo solúveis, insolúveis ou prebióticas, e todas têm sua importância quando se trata de manutenção da saúde.

Entre as respostas fisiológicas das fibras, podemos perceber que as fibras vão ter impacto para a microbiota, sofrendo fermentação auxiliando na saúde intestinal; no controle da glicemia e colesterol; além de colaborarem na manutenção do peso, visto que aumentam o tempo de mastigação, promovem mais saciedade e retardam o esvaziamento gástrico. Isso mostra o quantos as fibras podem colaborar para a saúde de forma geral.

E como encontramos as fibras? A recomendação média é em torno de 30g/dia, porém a dieta do brasileiro tem sido cada vez mais pobre em fibras, podendo isso ser devido ao aumento do consumo de produtos industrializados e de origem animal.

Para aumentar esse consumo, antes de se pensar em suplementação com fibras, deve-se adequar o hábito alimentar, com mais alimentos naturais: frutas, hortaliças, grãos integrais e farelos. Não é tão difícil se começar devagar, melhorando uma refeição de cada vez, por exemplo!

Seu organismo merece sentir o poder das fibras!

Confira agora no Minuto Over!⬇️😉

 

 

Compartilhe esse conteúdo 😉