Por muitos anos acreditou-se que ter saúde é a ausência de doença. Com o tempo a Organização Mundial da Saúde nos trouxe um novo conceito – ser saudável está relacionado com o bem estar físico, mental e social do indivíduo.
Como seres vivos recebemos diversos estímulos todos os dias e ao longo da vida vamos experimentar condições de boa saúde com situações de doença, sempre relacionado com nossa individualidade e nossos hábitos diários.
Diante disso doenças crônicas como diabetes, câncer ou hipertensão por exemplo, se estiverem sob controle, com uma rotina diária de bons hábitos podem ser consideradas saudáveis.
- Gozar do melhor estado de saúde deveria ser uma meta de cada indivíduo consigo mesmo, buscando sempre conhecer sua melhor versão.
- Buscar equilíbrio físico percebendo seu corpo, cuidando de sua alimentação e praticando atividade física.
- Equilíbrio Psíquico trabalhando suas questões emocionais, exercitando a mente, meditando, descansando.
- Equilíbrio social buscando conviver com harmonia no seu âmbito social, lidando de forma clara e objetiva com suas questões e respeitando o processo de cada pessoa aceitando que somos diferentes.
- E por ultimo equilíbrio espiritual, se encontrar com seu interior, com o que te faz recarregar, seja relacionado a religião ou a uma filosofia de vida.