Doenças relacionadas ao açúcar estão crescendo mais e mais através do mundo (diabetes, doenças cardíacas e demência, entre elas).
No Brasil essa situação não é diferente. A cada anos os índices de doenças relacionadas, diretamente e indiretamente, ao alto consumo de açúcar sobem cada vez mais.
Tanto a American Heart Association quanto a Organização Mundial de Saúde divulgaram recentemente diretrizes indicando sobre os perigos da alta ingestão de açúcar nas dietas. O recomendado é realizar a ingestão de em média 6 colheres de chá de açúcar por dia, equivalente à mais ou menos 30 gramas diárias.
E não ache que açúcar provindo de adoçantes é mais saudável que o açúcar que você compra no mercado e ingere nos alimentos industrializados.
A alta ingestão de açúcar pode causar danos consideráveis no corpo. Com o tempo, essa destruição pode levar ao desenvolvimento de casos de diabetes e obesidade. Novos estudos, inclusive, descobriram que pessoas com peso normal que se alimentam de açúcar dobraram o risco de sofrer de doenças cardíacas.
Outra pesquisa aponta o excesso de açúcar como uma das principais causas de doença hepática gordurosa não alcoólica, o que pode levar à insuficiência hepática.
Mas agora você está se perguntando, como vou diminuir a minha ingestão de açúcar diária?
O segredo é: Diminua o consumo gradativamente! 🍭🍬
O açúcar normalmente é relacionado por muitos estudiosos à uma substância altamente viciante. Isso se dá pelos picos de dopamina gerados no cérebro após a ingestão de alimentos doces.
Por isso a única maneira de diminuir o consumo é gradativamente substituindo alimentos com altos níveis de açúcar por outros e também diminuindo a quantidade que você coloca no seu cafézinho, no seu suco, vitaminas e etc.
Essas mudanças gradativas serão muito bem vindas para o seu corpo.
No demais, a diminuição no consumo de açúcar vai ajudar quem está lutando para perder aqueles quilinhos indesejados.
Tudo isso, aliados à uma alimentação saudável e prática regular de exercícios lhe proporcionarão uma melhor qualidade de vida. ❤️