Scroll to top

Os quatro pilares para a qualidade de vida: Qualidade do sono

Apesar de o hábito de dormir ser completamente natural, nem sempre é tão fácil!

O excesso de estímulos, sejam eles relacionados à vida pessoal ou profissional, junto com uma má alimentação, interfere na qualidade do sono.

Enquanto dormimos, o corpo diminui a produção de cortisol e isso colabora para o controle e redução do estresse. A perda de peso é outra questão também relacionada ao sono, pois, quando dormimos, nosso organismo aumenta a produção de leptina, hormônio da saciedade, e diminui a produção de grelina, hormônio do apetite. Ou seja, uma noite bem dormida permite que o sistema esteja bem regulado, o que reduz a vontade de atacar a geladeira no dia seguinte.

Algumas mudanças simples no estilo de vida podem ajudar na melhora da qualidade do sono: 

  • Limite o consumo de cafeína (presentes no café, refrigerante, chás, etc);
  • Exercite-se regularmente (mas não antes de dormir);
  • Beba chá a base de ervas (camomila, erva doce, erva cidreira, etc);
  • Busque se desconectar antes de dormir. TV, computador e celulares emitem luzes que prejudicam a liberação da melatonina, hormônio que comunica o cérebro que estamos no momento de dormir. Aproveite este momento para para leitura, meditação ou até mesmo se preparar para o próximo dia.

Não basta deitar na cama e dormir por seis ou oito horas, é preciso ter qualidade no sono, um sono verdadeiramente restaurador!

 

Compartilhe esse conteúdo 😉
Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados