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Outubro Rosa

Outubro é mês de prevenção e diagnóstico do câncer de mama e ações positivas para a saúde da mulher.

O Outubro Rosa é um evento realizado em muitos países desde os anos 90 com o objetivo de conscientizar e implementar atitudes positivas em relação ao câncer de mama, e mais recentemente o câncer de colo de útero.

É muito importante lembrar que o diagnóstico precoce é a maior aliada no diagnóstico e tratamento do câncer de mama, que, quando diagnosticado e tratado previamente, aumentam muito as taxas de recuperação e cura.

Porém, muito mais do que a prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa se tornou um mês dedicado às mulheres e a conscientização dos benefícios da busca por uma maior qualidade de vida e os cuidados da saúde.

Pensando nesse mês especial para as mulheres, a Over preparou algumas dicas de atitudes positivas para você começar a seguir:

TEMPO  ⏳

O tempo é um luxo que poucos de nós temos.

Provavelmente, se você é uma mãe de primeira viagem, e precisa trabalhar, se preocupar com aquele curso realizado à noite, e também com os filhos e família, tem menos tempo para cuidar da sua saúde; diferente de uma pessoa recém aposentada… Porém todos temos apenas 24h no dia.

Se você diz que não tem tempo para cuidar da sua saúde, o que realmente está dizendo é “minha saúde não é minha prioridade”.

Porém, como aquele amigo/a que também possui as mesmas obrigações que você tem tempo para se exercitar, fazer suas obrigações, dedicar tempo à sua família e cuidar da saúde? Provavelmente porque ele/a tem prioridades diferentes das suas!

Por isso é muito importante saber gerenciar seu tempo e se programar.

Para saber mais como arranjar tempo para cuidar da sua saúde, CLIQUE AQUI para ler nossa matéria.

Falamos muito aqui no blog da Over sobre gerenciamento do tempo e organização. Porém essas 2 coisas são extremamente importantes na vida ocupada que muitos tem.

Não estamos sugerindo que você tente incluir mais coisas em sua agenda… A dica é: Procure organizar suas atividades do dia a dia em torno de atitudes positivas que contribuam para sua saúde, não só mental como também física.

Defina metas que possam se encaixar realisticamente no tempo que você tem de sobra. Se você sente que não tem tempo no fim de semana para preparar refeições para a semana inteira, tudo bem!

Da mesma forma, se você não pode dedicar uma hora à academia todos os dias, experimente exercícios domésticos de 15 minutos (você pode achar ótimos aplicativos na loja de apps do seu celular).

Experimente usar as escadas em vez do elevador, estacione o carro mais longe do trabalho e ande o resto do caminho, procure meditar durante o trajeto para o trabalho, use os momentos livres para ler seus emails ou realizar ligações importantes.

São pequenas ações que você realiza no seu dia a dia, mas quando somadas refletem de uma maneira extremamente positiva na sua saúde e bem-estar.

woman

PROCURE SUPORTE  👍

Quão fácil é adquirir e praticar novos hábitos ou novas rotinas quando ninguém a sua volta segue também?

Por isso procure incentivar as pessoas à sua volta, pais, filhos, companheiro/a, amigos, à também seguirem e ajudarem na busca por uma rotina positiva quanto à sua saúde.

Não tenha também medo de pedir ajuda para realizar as tarefas de casa. Se você não pode sair para fazer aquela caminhada ou praticar exercícios por compromissos ou tarefas diárias que outras pessoas podem fazer por você, não tenha medo e peça à essas pessoas para te ajudarem.

Tenha certeza, você não irá receber um NÃO!

 

ADQUIRA NOVOS HÁBITOS  🏃‍♀️

Velhos hábitos são difíceis de perder. Por que?

Nosso cérebro trabalha com base em recompensas – o chamado “ciclo do hábito” – o que significa que é fácil adotar uma atitude negativa e, uma vez que o hábito é formado, é difícil deixar. Os maus hábitos de longa data ficam presos em nosso cérebro, e tornam-se poderosos determinantes de nosso comportamento durante o dia a dia.

Porém todos nós somos capazes de fazer uma mudança positiva, especialmente quando podemos reconhecer quais comportamentos prejudiciais se tornaram habituais, para que possamos nos concentrar em quebrá-los um por um.

Quando se trata de quebrar um mau hábito, uma estratégia é tentar pensar em um “comportamento de substituição” específico que seja saudável. Em seguida, procure, conscientemente, substituir o mau hábito pelo novo hábito saudável.

Por exemplo, se você tem tendência a beber muito café e pouca água, comece substituindo o café por água toda vez que começar a sentir vontade ou sede. Não faça isso de uma vez! Procure ir realizando esse exercício aos poucos, durante algumas semanas, até adquirir o hábito de beber água regularmente.

Quando for sentar para assistir TV aos sábados ou domingos, ou até durante a semana, procure se levantar e realizar uma caminhada rápida pela sua rua ou bairro. Entre 15 ou 30 minutinhos diários já vão fazer muita diferença na sua saúde.

Quebrar os maus hábitos e mudar seu estilo de vida ou mudar qualquer aspecto da sua saúde leva tempo. O primeiro passo é sempre o mais difícil. Quanto mais tempo você tiver o mau hábito que estiver tentando quebrar, mais difícil será.

Por isso sempre que precisar de dicas para sua saúde e atitudes positivas, converse com um fisioterapeuta da Over. Estamos sempre abertos e disponíveis para incentivar e implantar atitudes positivas em sua vida. ❤️

 

Fontes: ABRALE e MINISTÉRIO DA SAÚDE-SUS
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Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

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