Scroll to top

Por que consumir alimentos orgânicos?

Alimentos orgânicos tornaram-se muito populares nas últimas décadas. Mas navegar pelo labirinto de rótulos, benefícios e reivindicações de alimentos orgânicos pode se tornar um pouco complicado.

No meio de tantos questionamento, estudos e debates, algumas perguntas acabam surgindo…

Os alimentos orgânicos são realmente melhores para a sua saúde mental e física? Os alimentos transgênicos e pesticidas causam câncer e outras doenças?

 

Mas o que significa um produto ser “Orgânico”?

O termo “orgânico” refere-se à forma como os produtos agrícolas são cultivados e processados. Embora as regras e regulamentações mudem de país para país, alguns pontos acabam sendo padrões, como:

  • Os alimentos orgânicos devem ser cultivados sem o uso de pesticidas e herbicidas sintéticos;
  • Os alimentos orgânicos não devem ser provenientes de plantas transgênicas;
  • Não é utilizado fertilizantes sintéticos provenientes do petróleo, dentre outros;
  • As criações de animais orgânicas devem ter acesso ao exterior (pastagem) e receber alimentos orgânicos;
  • Elas não podem receber antibióticos, hormônios de crescimento ou restos e rejeitos de animais como ração.

 

E quais são os benefícios dos produtos orgânicos?

A forma como a sua alimentação é cultivada ou criada pode ter um grande impacto na sua saúde mental e emocional, bem como no meio ambiente. Os alimentos orgânicos muitas vezes têm mais nutrientes benéficos, como os antioxidantes, do que os convencionais. Sendo assim, pessoas com alergia a produtos químicos ou conservantes frequentemente acham que seus sintomas diminuem ou desaparecem quando comem apenas alimentos orgânicos.

1. Os produtos orgânicos contêm menos pesticidas:

Produtos químicos como fungicidas, herbicidas e inseticidas são amplamente utilizados na agricultura convencional e os resíduos permanecem nos alimentos que ingerimos.

 

2. A comida orgânica é muitas vezes mais fresca porque não contém conservantes que a fazem durar mais tempo:

A produção orgânica é muitas vezes (mas nem sempre, portanto, observe de onde vem o produto) produzida em fazendas menores perto de onde é vendida, facilitando assim a agilidade no transporte.

 

3. A agricultura biológica é melhor para o meio ambiente:

As práticas de agricultura orgânica reduzem a poluição, conservam a água, reduzem a erosão do solo, aumentam a fertilidade do solo e usam menos energia. A agricultura sem pesticidas também é melhor para aves e animais próximos, bem como para pessoas que vivem perto de fazendas.

 

4. Os animais criados organicamente NÃO recebem antibióticos, hormônios de crescimento ou são alimentados com subprodutos de origem animal:

A alimentação de subprodutos de animais de criação aumenta o risco de doenças como a da vaca louca, e o uso de antibióticos pode criar cepas de bactérias superresistentes. Animais criados organicamente também ganham mais espaço para se movimentar e acesso ao ar livre, o que ajuda a mantê-los saudáveis.

 

5. A carne e o leite orgânicos são mais ricos em certos nutrientes:

Os resultados de um estudo europeu de 2016 mostram que os níveis de certos nutrientes, incluindo os ácidos graxos ômega-3, foram até 50% mais altos em carne orgânica e leite do que nas versões convencionais.

 

6. Alimentos orgânicos são livres de Transgênicos:

Organismos Geneticamente Modificados (Transgênicos) ou alimentos geneticamente modificados são plantas cujo DNA foi alterado de maneiras que não podem ocorrer na natureza ou em cruzamentos tradicionais, elas são criadas para serem resistentes a pesticidas e também certos tipos de pragas.

 

Alimentos orgânicos são livre de pesticidas?

Como mencionado acima, um dos principais benefícios da ingestão de orgânicos é menor nível de pesticidas. No entanto, apesar da crença popular, fazendas orgânicas usam sim pesticidas.

A diferença é que eles usam somente pesticidas derivados da natureza, em vez dos pesticidas sintéticos usados em fazendas comerciais convencionais. Acredita-se que os pesticidas naturais sejam menos tóxicos, no entanto, descobriu-se que alguns deles possuem certos riscos à saúde. Dito isto, a sua exposição a pesticidas nocivos pode não ser totalmente 0, porém é muito mais baixa do que alimentos convencionais.

Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados