Scroll to top

Por que dizer NÃO é tão difícil?

Desde criança somos ensinados que devemos respeitar os outros “quando um adulto fala, precisamos ouvir”.

Esse estilo de orientação nos ensina que as informações e razões do outro são sempre mais importantes do que as nossas. Por um lado, é bom para desenvolver a empatia, mas o lado negativo é criarmos o hábito de guardar as informações que nos incomodam, pois acabamos evitando de nos posicionarmos frente à algumas situações nas quais era necessário e essencial.

Com o tempo acabamos internalizando a linha de raciocínio de que se expor e dizer o que pensa não é adequado ou não cabe naquele espaço.

Junto com tudo isso, crescemos ouvindo o ‘não’, naturalmente associamos essa palavra como limitante para aquilo que gostaríamos de fazer, como algo que atrapalha a nossa liberdade e autonomia. O ‘Não’ nesse processo de desenvolvimento foi assimilado à algo que é limitante e chato, e essa não é uma posição que as pessoas querem estar, todos desejam ser bem quistos, tranquilos e legais e não ser a pessoa que nega tudo.

Só que é importante ressaltar que negar algo não significa que você é uma pessoa ruim, menos querida ou que está limitando a autonomia e liberdade do outro, isso significa que você reconhece a si mesmo, os próprios limites, respeita os próprios desejos e age de acordo com os seus valores e virtudes. Esse também é um comportamento digno de respeito, passa seriedade e traz mais sentido para as suas decisões.

Precisamos desconstruir o nosso conceito de dizer ‘não’ e reconstruir a habilidade de se posicionar, isso não significa brigar ou criar situações desagradáveis, apenas usar de forma correta um termo que já existe e precisa fazer parte do nosso vocabulário cotidiano.

Confira agora no Minuto com a Over! 👇😉

Compartilhe esse conteúdo 😉
Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados