Scroll to top

Por que incentivar a prática de esportes na empresa

Desde promover uma cultura de wellness entre os funcionários e combater o sedentarismo até servir como uma forma de inserção para novatos, incentivar a prática de esportes na empresa pode causar mudanças positivas dentro do ambiente de trabalho.

Desde crianças, somos incentivados a participar de esportes, algo que, estudos comprovam, ensina honestidade, trabalho em equipe e respeito pelo próximo, dentre muitas outras qualidades. A maioria das empresas confia que seus funcionários trabalhem juntos para realizar as tarefas, seja em todo um departamento ou em grupos mais focados; portanto, não é exagero pensar que algumas dessas lições dos esportes possam ser transmitidas para dentro do ambiente de trabalho.

Ao incentivar sua equipe a trabalhar em conjunto por meio do esporte, você pode promover um verdadeiro senso de espírito de equipe e amizade que se reflete na maneira como você e seus colegas se comportam durante o horário de trabalho.

Porém muito além dos benefícios comportamentais, a prática de esportes promove uma quebra do ciclo de sedentarismo, que é um problema que afeta a todos, seja pela falta de tempo ou disposição.

Ao incentivar a prática de esportes no seu ambiente você estará influenciando as pessoas a buscarem por uma maior qualidade de vida.

Veja abaixo alguns motivos de por que deve se incentivar a prática de esportes no ambiente de trabalho:

TRABALHO EM EQUIPE  🙋‍♂️🙋‍♀️

A prática de esportes quando incentivada a partir do ambiente de trabalho pode trazer diversos benefícios, dentre eles:

  • Comunicação;
  • Melhorar o senso estratégico;
  • Disciplina;
  • Confiança.

Normalmente, ensinar essas habilidades dentro do ambiente de trabalho exigiria cursos, palestras e lições com participação obrigatória. É claro que essas estratégias são adequadas, porém elas podem ser desenvolvidas na prática de esportes.

Isso incentiva a elaboração de estratégias, comunicação, dentre muitas outras qualidades.

 

Redução do estresse  🧠

Já é reconhecido que a prática de exercícios é uma ferramenta muito eficaz para ajudar a lidar com o estresse.

A prática de exercícios ajuda a regular os hormônios associados ao estresse, como adrenalina e cortisol, e também estimula a produção de endorfinas, substâncias químicas no cérebro que são consideradas analgésicos naturais e elevadores de humor do corpo.

Então, o que o estresse tem a ver com esportes e local de trabalho? Quando se considera que, em todo o mundo, gastos relacionados a transtornos emocionais e psicológicos podem chegar a 6 trilhões de dólares até 2030, o incentivo à pratica de esportes na empresa não é apenas algo bom de se fazer, é uma decisão estratégica.

 

Felicidade no trabalho  🤩

Pessoas felizes são até 12% mais produtivas do que aquelas que possuem algum tipo de distúrbio como estresse crônico ou ansiedade. Estudos provam que pessoas mais felizes usam o tempo que têm com mais eficiência, aumentando a produtividade sem prejudicar a qualidade do trabalho.

Existem vários fatores que podem contribuir para a felicidade no ambiente de trabalho. Os óbvios são condições de trabalho confortáveis, remuneração adequada, benefícios como seguro de saúde, pensão e etc, mas também o incentivo ao cuidado pessoal mental e físico.

Por isso se faz muito importante o cultivo de uma cultura wellness dentro das empresas, como forma de cuidar da saúde física e mental dos colaboradores.

Tudo isso contribuirá positivamente para um ambiente de trabalho mais leve, produtivo e feliz.

Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados