Scroll to top

Por que lavar as mãos é importante?

Manter as mãos limpas é a principal maneira de evitar a transmissão de germes e doenças para outras pessoas e para você mesmo.

Um enorme número de doenças é transmitido pelo contato direto (corpo – corpo) ou indireto (corpo – objeto infectado). Essas doenças incluem infecções gastrointestinais, como Salmonela e Norovírus, e infecções respiratórias, como a gripe e resfriados (confira nosso ciclo de prevenção de Abril/2019).

Estudos mostram que apenas 67% das pessoas lavam as mãos após usar o banheiro. E cada ida ao banheiro pode ser ser uma viagem única à terra dos germes. Por isso algumas pessoas devem lavar as mãos mais vezes do que outras.

Homens comprovadamente são menos adeptos ao hábito de lavar as mãos do que mulheres, principalmente ao usar mictórios. Em comparação com as fezes, a urina pode ser bastante limpa quando não estamos abrigando alguma infecção, porém não é totalmente estéril.

Mas é melhor lavar as mãos depois de cada ida ao banheiro, porque fezes humanas carregam patógenos como E. coli, Shigella, Estreptococos, Hepatite A e E e muito mais.

Você também pode pegar facilmente o Norovírus tocando em superfícies do banheiro que foram contaminadas com restos fecais ou vômito de uma pessoa doente, e depois colocar as mãos na boca. A doença é super contagiosa e é a causa mais comum de intoxicação alimentar, causado diarreia, vômito, náusea e dor de estômago.

Uma grande variedade de outros micróbios e bactérias também pode ser encontrada nos banheiros. Algumas cepas de Estafilococos são encontradas em quase todas as mãos, como uma equipe de pesquisadores em lavagem de mãos apontou em um estudo de 2004. Os sanitários públicos podem abrigar muitas variedades diferentes de bactérias resistentes a antibióticos.

Mesmo que suas próprias mãos estejam limpas, você pode dizer o mesmo para a última pessoa que tocou a alça do vaso sanitário, usou a pia ou abriu a porta do banheiro?

Mas você deve ficar alerta! Lavar as mãos deve se tornar um hábito comum, não apenas após usar o banheiro. Transporte público também é um ótimo ambiente para transmissão de germes. Por isso sempre tenha em mãos um álcool em gel e lembre-se de passar nas mãos após tocar em superfícies, e evite levar as mãos à boca ou aos olhos.

Mas então, como devo lavar as mãos corretamente?
  • Molhe as mãos com água limpa e corrente, desligue a torneira.
  • Aplique sabão e espuma durante 20 segundos (ou mais se a sujeira estiver entranhada).
  • Esfregue as mãos rapidamente em todas as superfícies das mãos e pulsos.
  • Não se esqueça das costas das mãos, dos pulsos, entre os dedos e sob as unhas.
  • Se possível, remova anéis e relógios antes de lavar as mãos ou assegure-se de mover os anéis para lavá-los, pois podem existir microrganismos sob eles.
  • Lave bem sob água corrente e certifique-se de que todos os vestígios de sabão foram removidos.
  • Seque as mãos com uma toalha limpa ou seque-as com ar seco.
  • É melhor usar papel toalha (ou toalha descartável).
  • Seque sob qualquer anel, pois eles podem ser uma fonte de futura contaminação se permanecerem úmidos.
  • Secadores de ar quente podem ser usados.

 

Uma ideia para usar em casa: dê a cada membro da família sua própria toalha e lave as toalhas com frequência.

A lavagem das mãos é apenas uma parte da higiene pessoal. Cuidar da sua pele geralmente é importante, pois ela é a barreira mais eficaz contra contaminação por germes. Depois que suas mãos estiverem bem lavadas, você pode ajudar a cuidar do seu corpo.

Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados