Scroll to top

Postura para ler! Qual a melhor posição? 📚

Inúmeras pesquisas comprovam que a leitura é capaz de aumentar as conexões neurais, fazendo assim com que nosso cérebro funcione melhor.

Sua leitura pode ser em casa, no trabalho, ou no parque. Pode ser deitado, sentado ou em pé. Mas, existe uma posição ideal para ler?

O peso médio nossa cabeça é de cerca de 5kg, conforme flexionamos a cabeça esse peso vai aumentando e por consequência prejudicando as estruturas internas do pescoço, gerando desconfortos, dores e tensões locais.

Se a leitura acontecer em pé, distribua seu peso corporal nas duas pernas, leve os cotovelos à frente do tronco e eleve o livro físico ou digital na altura do seu nariz buscando assim uma cervical mais alinhada. Lembre-se de alternar o livro de mão.

Caso a leitura ocorra sentado, leve sua atenção ao alinhamento da sua coluna, busque manter ela alinhada, apoiada no encosto da cadeira ou em almofadas. Apoie seus cotovelos na mesa ou coloque uma almofada embaixo dos braços para apoiar os cotovelos (caso não tenha mesa ou travesseiro flexione as pernas para apoiar seus braços na coxa).

Nas leituras deitado, de barriga para cima, apoie algumas almofadas atrás das costas e cervical para manter um ângulo inclinado. Já de barriga para baixo apoie os cotovelos dobrados um pouco à frente do tronco para manter seu olhar em uma diagonal e evitar grandes flexões do pescoço, coloque um travesseiro abaixo do quadril ou dos pés para evitar dores na lombar.

💡 E lembre-se, a dica ouro para uma boa postura durante leituras longas é a mudança de frequente de posição.

Compartilhe esse conteúdo 😉
Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados