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Praticando exercícios e mantendo a mente saudável

Praticando exercícios e mantendo a mente saudável

No Brasil, 46% dos adultos já são considerados sedentários, isto é: praticam atividades físicas abaixo da média por semana.

A redução dos minutos de exercícios físicos pela população geral, chegando ao sedentarismo, já é considerado um problema de saúde pública mundial. A falta de atividades físicas já é responsável por cerca de 2 milhões de óbitos por ano (OMS).

E geralmente, quando se mencionam os riscos que o sedentarismo traz à saúde, os principais acabam sendo a obesidade, hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares.

Entretanto, o impacto da falta de exercícios na saúde mental é igualmente negativo. Estudos comprovam que pessoas fisicamente ativas são menos propensas a desenvolverem desordens mentais do que as sedentárias. Isso porque, pessoas sedentárias costumam apresentar mais problemas de autoestima, auto imagem, ansiedade, estresse, ente outros. Por isso da importância de se manter ativo fisicamente. Pois muito além dos claros benefícios para o seu corpo, os exercícios físicos são ótimos aliados à sua saúde mental.

Estudos também indicam uma drástica redução em doenças como Alzheimer e Parkinson em pessoas que praticam mais de 150 minutos de exercícios físicos por semana. E além disso, atividade física é um ótimo remédio para pessoas que sofrem de Depressão e Ansiedade.

E não precisa ficar assustado procurando por academias. Você pode fazer isso de graça! Caminhadas e corridas são ótimas formas de você se exercitar, e você pode fazer isso em parques ou em áreas mais calmas da cidade sem se preocupar. Só não esqueça de levar a garrafinha com água para se manter bem hidratado!

 

Alguns exercícios que você pode praticar:
  • Corrida;
  • Caminhada;
  • Dança;
  • Hidroginástica;
  • Natação;
  • Exercícios na academia;
  • Crossfit.

 

A prática de exercícios físicos libera diversos hormônios e enzimas na corrente sanguínea e ajuda a estimular e aumentar os níveis de neurotransmissores cerebrais, melhorando seu processo cognitivo.

Além dessa ação direta, há ainda mecanismos indiretos que podem contribuir para a saúde mental, como a diminuição da pressão arterial, a redução dos níveis de triglicérides no sangue e a inibição da agregação plaquetária.

 

Por isso não perca tempo, deixe a preguiça de lado e se exercite. 30 minutinhos diários já são o suficientes pra você atingir sua meta semanal.

Para mais informações sobre saúde mental, estresse e ansiedade, clica AQUI e confere a matéria que a Over preparou.

Veja também essas dicas de exercícios para se fazer no Inverno, clicando AQUI.

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Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

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