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Pressão alta e Inverno

Você já ouviu sobre Hipertensão no Inverno?

 

A pressão alta, ou hipertensão, afeta 1 a cada 4 adultos só no Brasil.

E, embora a hipertensão raramente produza sintomas significantes, ela aumenta o risco de surgimento de problemas mais sérios, como derrames e ataque cardíaco.

A pressão sanguínea exibe um pico no inverno e uma baixa no verão. Isso quer dizer que, no Inverno a tendência é de ter pressão alta e no verão, pressão baixa. Uma variedade de explicações foram propostas para explicar a natureza sazonal da hipertensão e a mais aceita é referente à variação no calibre dos vasos sanguíneos de acordo com a temperatura ambiente.

Essa variação está associada a múltiplos fatores de risco, como temperatura, atividade física, poluição do ar e etc. Outros fatores de risco como níveis de colesterol, ingestão de sal e de água também são fatores importantes no desenvolvimento de um quadro de hipertensão.

 

Que tal seguir essas dicas que, embora simples, vão te ajudar a diminuir a propensão a desenvolver um quadro de pressão alta no Inverno?

 

Pratique exercícios!

Por mais que no inverno surja aquela preguiça de ficar em casa nas cobertas assistindo aquele filme ou dormindo… Você não deve ficar parado!

E você pode fazer alguns exercícios até mesmo em casa. A loja de aplicativos do seu celular possui vários apps para você aprender exercícios simples que você pode fazer na sala da sua casa.

Outras opções são:

  • Pratique uma caminha ou corrida de até 30 minutos, 3x por semana;
  • Pratique uma série de exercícios em casa;
  • Não fique mais de 3h parado. Levante, ande, respire.

 

Diminua o consumo de sal

Todos sabem da relação entre ingestão de sal e hipertensão.

Substitua a ingestão de sal pelo uso de temperos e evite o uso de “tabletes de tempero (caldo de galinha, etc)”, pois a quantidade de sódio nesses produtos é ainda maior. Substituindo o sal por temperos naturais, sua comida ficará mais saudável e ainda mais saborosa.

 

Saia mais ao sol

Alguns estudos relacionam níveis baixos de Vitamina D com pressão alta. Os dias nublados do Inverno, junto com as horas passadas mais dentro de casa ajudam a diminuir a produção de Vitamina D.

Por isso saia de casa, realize passeios, aproveite o tempo para visitar seus parques preferidos.

A exposição ao sol vai ajudar na produção natural de Vitamina D.

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Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

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