DOENÇAS RELACIONADAS AO AÇÚCAR viram um crescimento exponencial nas últimas décadas, entre elas a diabetes
Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.
A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo. A diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.
Existem certos fatores, como doenças crônicas e predisposição genética, que influenciam no desenvolvimento da doença em pessoas que são consideradas saudáveis, como pressão alta, colesterol alto, sobrepeso.
Quais os sintomas da diabetes?
A diabetes é dividida em Diabetes 1 e 2, sendo a 1 a forma mais branda da doença e a responsável por 90% dos casos de diabetes no Brasil.
Os principais sintomas da diabete 1 incluem:
- Fome frequente;
- Sede constante;
- Vontade de urinar diversas vezes ao dia;
- Perda de peso;
- Fraqueza;
- Fadiga;
- Mudanças de humor;
- Náusea e vômito.
Como prevenir a diabetes?
A melhor maneira de prevenir a diabetes e muitas outras doenças é levar uma vida saudável.
Realizar a prática de exercícios 30 minutos por dia, seja academia, ou uma caminhada, já são de grande ajuda. Acredite ou não, quase 70% dos brasileiros não chegam a nem isso…
Outras atitudes incluem:
- Comer diariamente verduras, legumes e, pelo menos, três porções de frutas;
- Reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras;
- Parar de fumar;
- Manter o peso controlado.