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Privação do sono

Você sabe o quanto a qualidade do nosso sono pode influenciar no funcionamento do nosso cérebro?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a privação do sono já é considerada um problema de saúde pública na maioria dos países do mundo. É notado que a vida moderna acaba nos deixando sem tempo, os estresses diários, trabalhar até tarde, ou até arranjar tempo para lazer; todos esses fatores podem gerar uma diminuição nas suas horas de sono tão preciosas e necessárias.

E  junto com esse problema, por consequência, acabam surgindo vários outros como: Depressão, irritabilidade, ansiedade, esquecimento, obesidade, problemas cardíacos, etc.

Os requisitos de sono variam de pessoa para pessoa e fatores como peso, quantidade de exercícios praticada, dieta, trabalho e etc, também influenciam. Entre eles estão:
Crianças da escola primária

Crianças mais novas precisam entre 9 e 10 horas de sono. Estudos mostram que aumentar o sono do seu filho em apenas meia hora pode melhorar drasticamente o desempenho escolar.

Adolescentes

Precisam de 9 a 10 horas também. Os adolescentes têm uma necessidade aumentada de sono no momento em que os compromissos sociais e a pressão dos colegas causam uma redução no tempo de sono. Fatores de estilo de vida, como horários de início precoce da escola, os privam do tempo necessário para dormir.

Adultos

Precisam de cerca de 8 horas. Dependendo dos fatores individuais citados acima. A tendência é a redução das horas de sono de acordo com a idade, mas fique alerta. Caso você apresente os sintomas que descrevemos abaixo, procure aumentar suas horas de sono diárias para evitar problemas.

 

Fique atento! Caso alguns desses sintomas surja, quer dizer que você não anda tendo as horas de sono necessárias para seu corpo descansar:
  • Bocejo constante;
  • Tendência à cochilar quando não está ativo por algum tempo; por exemplo, ao assistir televisão;
  • Tontura e desorientação ao acordar de manhã;
  • Sonolência percebida durante todo o dia (inércia do sono);
  • Falta de concentração e mudanças de humor (irritabilidade);

 

Mas então, o que poso fazer para melhorar meu sono?
  • Antes de tudo, dormir mais cedo e ficar atento se conseguirá ter as horas de sono necessárias;
  • Procure se desligar das telas até 1h antes de dormir (celulares, tv, computadore, etc);
  • Prepare a sua cama para ser um local aconchegante que lhe traga conforto ao deitar nela;
  • Prepare um chá bem quentinho com ervas calmantes como camomila e flor de laranjeira e beba alguns minutos antes de se deitar;

 

 

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Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

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