Scroll to top

Produtividade e Multitarefas

Ser multitarefas pode ser sinônimo de fazer muitas coisas ao mesmo tempo sem muitas complicações…

 

Mas o que você não sabe é que tirar o seu foco de uma tarefa para realizar outra ação no mesmo tempo em que continua realizando determinada tarefa acaba tendo resultados devastadores em sua produtividade.

Há um senso comum em que se tem mais produtividade quando se há a habilidade de resolver várias coisas ao mesmo tempo.

Mas faça esse teste: tente transcrever a fala de um vídeo enquanto presta atenção na letra de uma música.

É muito difícil, não? Prestar atenção e dar o foco necessário para duas coisas ao mesmo tempo… Você provavelmente precisou deixar de lado a música ou teve que fazer pausas e retornar o vídeo para compreender.

É isso que acontece quando damos atenção às mais variadas coisas no nosso dia a dia e perdemos o foco nas tarefas mais importantes.

Não é que ser multitarefas seja algo ruim. Mas a maioria de nós não sabe usar essa habilidade da maneira mais correta.

Pesquisas recentes demonstraram que a mudança de uma tarefa para a outra afeta seriamente a produtividade. Inclusive, pessoas que são altamente multitarefas possuem uma tendência maior à perder o foco quando realizam alguma atividade, por mais simples que seja.

Então quais medidas devo tomar para garantir a produtividade e me assegurar de que irei realizar todas as minhas obrigações diárias?

 

Programe-se e programe-se  📝

Adquirir o hábito de se programar e gerir seu tempo de maneira consciente pode gerar resultados incríveis na sua produtividade!

O simples hábito de delegar as horas do seu dia para realizar suas obrigações e se blindar das tentações de redes sociais e etc irão garantir tempo extra precioso para você realizar as tarefas que mais gosta sem qualquer preocupação e também ter tempo para realizar as tarefas importantes do dia a dia.

 

 

Desligue as notificações do celular  📵

Deligar as notificações do celular pode parecer angustiante a princípio. Porém os benefícios podem ser sentidos no primeiro instante.

Sem as distrações provenientes de aplicativos e redes sociais é muito mais fácil focar nas tarefas que precisam ser feitas.

Isso resultará em ganho de tempo e qualidade do trabalho. 🤩

 

 

Foco no que é necessário é essencial  🔎

Foco é a chave para concentrar-se no agora.

É totalmente normal adiar as tarefas mais complexas para mais tarde e fazer inicialmente as mais fáceis.

No entanto, fazer antes o mais fácil e deixar o mais difícil para depois pode se tornar um erro gravíssimo.

Quando você faz primeiro as tarefas mais fáceis, você automaticamente estará gastando toda sua energia para completá-las, e na hora de fazer as tarefas mais complexas você estará sem ânimo, cansado, e poderá facilmente deixar se distrair.

 

 

Programe seus breaks ⏰

Saber programar suas pausas nos momentos certos e no tempo certo podem gerar resultados muito positivos no seu humor, disposição e também na sua produtividade.

Já comentamos que o ideal são 6 minutinhos de pausa para cada hora trabalhada. Mas o importante é você saber de quanto tempo precisa pra tomar aquele cafézinho sem comprometer seus horários ou eficiência.

Esses minutos de break podem dar aquele gás que você precisa pra terminar uma tarefa.  🏃‍♂️🏃‍♀️

Para saber mais sobre quão importante é tirar aqueles minutinhos de descanso entre tarefas, CLIQUE AQUI e leia a matéria que a Over preparou sobre os benefícios do break.

 

Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados