Scroll to top

Qual a diferença entre força e resistência muscular?

Imagine a seguinte situação, você está em uma academia e observa uma pessoa realizando um agachamento com um peso bem elevado, ela realiza os movimentos de forma completa e consegue terminar suas séries sem nenhuma dificuldade porém e em outro momento você encontra essa mesma pessoa em uma aula de bike e percebe que ela não aguenta pedalar nem meia hora…

Ai vem a pergunta óbvia, mas se ela é tão forte na musculação o que é meia hora de bicicleta?

Bom, dentre as várias capacidades físicas do nosso corpo estão a força muscular e a resistência muscular, que são habilidades treináveis completamente diferentes e que muita gente as confunde.

O ganho de força muscular ou famosa hipertrofia é a quantidade máxima de tensão que um grupo muscular pode produzir em um movimento realizado, já a resistência muscular é a capacidade de executar contrações musculares de forma repetida por um determinado período de tempo,ou seja, a mesma pessoa que faz 10 agachamentos com uma carga de 100kg provavelmente terá dificuldades de fazer 50 achatamentos sem carga nenhuma… é aquela história de quanto pesa um copo d’água? depende quanto tempo você segura ela.

E porque é importante saber disso?

Bom qual tem sido seu objetivo para o corpo? ganhar massa muscular, carregar coisas mais pesadas? ou melhorar na corrida? a partir do momento que você traça seu objetivo conseguirá definir o que precisa ser focado para aquele momento treino de força ou de resistência.

Compartilhe esse conteúdo 😉
Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados