Scroll to top

Que gosto é esse?

Mesmo com os olhos vendados e o nariz tampado, somos capazes de identificar um alimento que é colocado dentro de nossa boca.
Esse sentido é do paladar!

Partículas se desprendem do alimento e se dissolvem na nossa boca, onde a informação é transformada para ser conduzida até o cérebro, que vai decodificá-la. Sua função é reconhecer sabores e sentir texturas dos alimentos ingeridos.

Somos capazes de diferenciar as sensações de doce, salgado, azedo e amargo através das papilas gustativas, situadas nas diferentes regiões da língua.

As nossas papilas gustativas podem se regenerar com frequência, ou seja, é possível reprogramar nosso paladar e quebrar com padrões de buscar sempre alimentos de um sabor específico.

Doce ou salgado costumam se sobrepor sobre outros sabores, e a dica é: além de buscar reduzir seu consumo, inclua alimentos com sabores adstringentes durante as refeições (são alimentos conhecidos por limpar o paladar, como a maçã, limão, brócolis, açafrão, orégano, entre outros).

É possível reprogramar nosso paladar para escolher alimentos mais saudáveis, basta apenas 15 dias para que seu paladar mude, para se acostumar com outros sabores.

Outra dica é praticar o Mindful Eating, uma prática de prestar atenção no que está comendo, sem distrações.

Nosso paladar tende a variar de acordo com a idade e cuidados, como esses citados acima, ajudarão na manutenção desse sentido.

Confira agora no Minuto com a Over! 😉👇

Compartilhe esse conteúdo 😉
Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados