Scroll to top

Quente ou frio? O que usar nas lesões do corpo?

As técnicas de crioterapia (uso de gelo) e termoterapia (uso do calor) são técnicas fortemente utilizadas para auxiliar no tratamento de lesões agudas de forma rápida e eficaz.

 

O uso do resfriamento através do gelo é indicado quando precisamos diminuir o fluxo de sangue e inchaço local, já que a aplicação irá causar uma diminuição do calibre dos vasos sanguíneos, reduzindo o fluxo de sangue para o local.

🧊 Sua indicação será em casos de: traumas agudos, batidas, entorses, tendinites, pós operatórios e outros.

 

O uso do calor através de bolsas com sementes, água ou compressa quente é indicado quando precisamos aumentar o fluxo sanguíneo em um determinado local, pois a aplicação aumentará o calibre dos vasos sanguíneos, melhorando o aporte de nutrientes no local e acelerando a atividade metabólica dos tecidos submetidos a essa temperatura.

🔥 Sua indicação será em casos de: contraturas musculares, tensões miofasciais, rigidez nas articulações.

 

Tanto o gelo, quanto o calor devem ser aplicados em uma média de 20 minutos de duas a três vezes por dia, dependendo de cada caso.

Lembre-se: a regra de aplicação pode variar de acordo com o caso, ou seja, não é uma regra absoluta. Caso o desconforto persista por muito tempo o ideal mesmo é procurar um profissional qualificado.

Compartilhe esse conteúdo 😉
Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados