Scroll to top

Refluxo? Cuidado com o que você come!

O REFLUXO é caracterizado pelo retorno do conteúdo estomacal para o esôfago, que nem sempre está preparado para receber alimentos ricos em acidez, e por isso, pode apresentar irritação ou inflamação.
Os desconfortos mais comuns são sensação de azia/queimação, tosse seca e dor torácica.

QUAL O PAPEL DA ALIMENTAÇÃO NO CONTROLE DO REFLUXO?

Uma alimentação mais leve, com menor teor de gordura é mais interessante do que as preparações gordurosas, pois estas, demoram mais para serem digeridas, aumentando a chance de refluir.

Alimentos ricos em vitamina A, como, ovo, abóbora, cenoura, espinafre, tomate e manga, ajudam na saúde das mucosas.

Os alimentos ricos em vitamina C, limão, acerola, tomate, laranja e caju, auxiliam na síntese de colágeno, cicatrização, redução das infecções e absorção de ferro pelo organismo.

Durante os momentos de crise, o recomendado é tentar evitar sucos cítricos, tomates e condimentos apimentados. Nas fases de remissão, recomenda-se atenção no consumo de alimentos como: chocolate, cítricos, menta, noz-moscada, álcool, hortelã, pimenta, cafeína, leite, bebidas gaseificadas, chá mate, chá preto, guaraná natural… pois estes estão associados ao relaxamento do músculo que “fecha” o esôfago.

Dica de ouro: A ingestão de líquidos durante a refeição, pode contribuir para o refluxo. Sempre que possível tente evitar, aproveite o sabor do alimento e logo após o término da refeição, saboreie seu líquido preferido.

⚠ Dicas importantes:

  • Tente evitar roupas apertadas no abdômen;
  • Sempre que possível, fracione as refeições em mais vezes ao dia, consumindo assim várias pequenas porções, ao invés poucas refeições volumosas;
  • Fazer a refeição sempre em posição ereta, e aguardar o tempo de digestão para deitar (pelo menos 2 horas);
  • A mastigação, auxilia tanto na absorção dos nutrientes, quanto na eficiência da digestão;

Lembre-se: Condições emocionais estão muito ligadas a sintomas gastrointestinais, e o refluxo pode estar entre eles, os cuidados para uma mente saudável também fazem parte deste controle.

Compartilhe esse conteúdo 😉
Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados