Scroll to top

Saúde do Coração

Talvez você não perceba no seu dia a dia, mas seu coração está trabalhando sem parar para você. Dia e noite, noite dia, sem descanso.

Entretanto, quando seu coração não recebe os cuidados necessários, sérios problemas cardiovasculares podem se desenvolver, dentre eles:

  • Hipertensão;
  • Aterosclerose;
  • Glaucoma;
  • Arritmia;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Etc.

Um dos problemas mais comuns é a Hipertensão, ou Pressão Alta. A Hipertensão é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).

A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. É um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

A Hipertensão em si já é uma luz vermelha indicando que algo está errado.

 

Saude

Mas não se preocupe! Há varias medidas que você pode tomar para melhorar a saúde do seu coração como um todo:

 

Faça caminhadas e atividades físicas  🏃‍♂️🏃‍♀️

Uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP, comprovou que a caminhada reduz a pressão arterial na primeira hora e, o que é melhor ainda, essa queda se mantém nas 24 horas subsequentes.

 

Reduza o consumo de sal  🧂

Troque o sal por ervas aromáticas, como salsa, cebolinha, coentro, alecrim, orégano, manjericão, sálvia, louro e tomilho, que ajudam a temperar e perfumar as refeições.

 

Coma mais amêndoas e nozes  🥜🌰

Essa dupla é rica em magnésio e vitamina E1, nutrientes que, juntos, atuam como vasodilatadores e antioxidantes naturais.

 

Pare de fumar  🚭

O tabaco, em conjunto às outras substâncias tóxicas do cigarro, eleva a pressão imediatamente, além de comprometer toda a sua saúde a longo prazo.

 

Alimentação saudável  🥗🥪

Reduza o consumo de alimentos gordurosos na alimentação e inclua grãos integrais, frutas, verduras e legumes.

 

Monitore seu coração  🩺

No mínimo uma vez por ano, todas as pessoas devem medir a pressão arterial. A recomendação é da Sociedade Brasileira de Hipertensão, que alerta para esse simples exame como uma forma de prevenir problemas mais sérios. Quem já possui a doença deve ir medi-la a cada mês e ir ao médico a cada seis meses para verificar a medicação que está tomando.

 

Controle o Estresse  🧠

Seja praticando atividade física, meditando, levando seu cachorro para passear, ou até mesmo tomando um chazinho de camomila, o importante é controlar o estresse, assim você mantem sua pressão arterial dentro do normal, seu coração agradece!

 

Beba com moderação  🍻

Evite ingerir bebidas alcoólicas!

Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados