Skip links

Saúde dos rins: fique atento aos cuidados e prevenção!

Saúde dos rins, fique atento!

Idealizado em 2006 pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e pela “International Federation of Kidney Foundations” (IFKF), o Dia Mundial do Rim (DMR) tem como objetivo cuidar da saúde dos rins e reduzir o impacto da doença renal em todo o mundo. Bem como, a necessidade de estratégias para a prevenção e o gerenciamento de doenças renais.

A doença renal crônica (DRC), se caracteriza por lesão nos rins que se mantém por três meses ou mais, com diversas consequências, pois os rins têm muitas funções, dentre elas: regular a pressão arterial, “filtrar” o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas, entre outras.

Nos estágios iniciais, a doença costuma ser silenciosa, não apresentando sintomas, o que pode levar a uma demora no diagnóstico. Nesse sentido, quando a DRC é constatada, muitas vezes, o funcionamento dos rins já está bastante comprometido, sendo necessário um tratamento por meio da diálise ou transplante renal.

Desta forma, prevenção e diagnóstico precoce da doença renal crônica são essenciais e podem ser realizados por meio de exames de baixo custo, ou seja, dosagem de creatinina no sangue e o exame de urina e medida da pressão arterial podem ser eficazes.

Nos casos de crianças e adolescentes, especialmente, as medidas preventivas devem ser primárias, ou seja, no sentido de evitar o aparecimento de doença renal. O pediatra e outros profissionais devem trabalhar com objetivo primário de eliminar ou reduzir a exposição a fatores de risco para doença renal crônica.

Algumas atitudes de prevenção são:

– Evitar o uso de cigarro;
– manter-se saudável;
– cuidar dos níveis de glicose no sangue;
cuidar da pressão arterial;
– evitar utilizar medicamentos que sobrecarregam os rins.

Acima de tudo, não deixe de fazer os seus exames de rotina!

Veja como cuidar da saúde dos seus rins 👇🏻

Compartilhe esse conteúdo 😉