Scroll to top

Saúde e produtividade nas empresas

Para um negócio saudável empresas precisam de colaboradores saudáveis.

O modelo de que sucesso no trabalho leva à felicidade tem se tornado cada vez mais obsoleto nos dias atuais e com o surgimento de novas profissões e as mudanças sociais e culturais que ocorrem.

Hoje já é possível observar uma reversal! Felicidade leva ao sucesso no trabalho. Melhor ainda quando essa felicidade e bem estar é proporcionada pela própria empresa em que você está inserido.

A Overstress trabalha a 20 anos com serviços de qualidade de vida no meio corporativo. Sempre tendo em vista a importância de se aprimorar o capital humano dentro das empresas através dos nossos serviços.

Buscamos sempre oferecer ações que visam a prevenção e guiar as pessoas para um estilo de vida mais saudável e optar por escolhas conscientes e positivas.

Através disso percebemos a importância de levarmos boas atitudes, a prevenção e um estilo de vida saudável aos colaboradores. Criando um ambiente de trabalho agradável e gerando resultados positivos em nossas empresas parceiras.

Para uma empresa, é sempre importante que os colaboradores estejam em forma, saudáveis e felizes.

 

Isto é feito através da criação de uma cultura de trabalho que promova a saúde e o bem-estar através de todos os aspectos de suas vidas.

Não há dúvidas de que enfatizar a saúde e o bem-estar entre os colaboradores contribui muito para um maior engajamento geral dos colaboradores na empresa. A promoção da saúde não é mais vista como uma iniciativa que produz poucos resultados. Em vez disso, a promoção da saúde garante que sua equipe realmente queira e goste de estar no trabalho.

Os primeiros passos para abordar essa questão são os gestores avaliarem a saúde, o envolvimento e a produtividade de sua força de trabalho e identificar o que deve ser feito para melhorar.

Os gestores devem ter em mente que apoiando proativamente a saúde e o bem-estar dos colaboradores, eles podem reduzir o absenteísmo, aumentar o engajamento e melhorar a produtividade. O foco mudou para uma visão mais ampla da saúde da força de trabalho, incluindo os componentes físico, mental, de trabalho e vida pessoal.

As organizações estão começando a perceber que o foco na saúde da força de trabalho ajuda no resultado final. Planos hoje visam agora:

  • Reduzir estressores no local de trabalho;
  • Oferecer programas de qualidade de vida no meio corporativo;
  • Ajudar a equipe a melhorar seu bem-estar físico e mental;
  • Ajudar as pessoas a construir sua própria consciência de saúde para fazer escolhas mais saudáveis.

 

Os custos da baixa produtividade

A baixa produtividade dos funcionários pode ser definida como estando fisicamente no trabalho, mas não produzindo, ou produzindo menos do que deveriam. Estima-se que o custo associado à baixa produtividade devido a má saúde do trabalhador é pelo menos 2 a 3 vezes maior do que as despesas diretas com saúde.

Existem muitas razões pelas quais os funcionários têm baixa produtividade. Eles podem não saber como usar o equipamento, podem se distrair com outros funcionários, podem não saber o que estão fazendo, podem estar cansados ​​ou podem estar no Facebook. Porém a principal perda causada à produtividade é relacionada à problemas de saúde do colaborador.

Pesquisas publicadas no periódico Population Health Management revelam que:
  • Fumantes foram 28% mais propensos a ter menor produtividade do que os não-fumantes;
  • Os colaboradores com uma dieta pouco saudável tinham 66% mais chance de apresentar menor produtividade do que aqueles que exerciam um dieta equilibrada e saudável;
  • Os funcionários que não se exercitavam muito eram 50% mais propensos a ter menor produtividade do que os funcionários que faziam exercícios regulares. 

Em suma, as escolhas de estilo de vida individual podem resultar em níveis substancialmente mais altos de perda de tempo de trabalho produtivo.

A presença de fatores de risco, dores musculares relacionadas à maus hábitos posturais e doenças crônicas, como depressão, aumentam drasticamente a produtividade nos colaboradores afetados.

 

Apoiar e incentivar programas de qualidade de vida e bem-estar, como o oferecido pela Overstress, é um diferencial para qualquer empresa que busca o aprimoramento do capital humano e o bem-estar dos seus colaboradores.
Compartilhe esse conteúdo 😉
Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados