Skip links

Semana da atividade: musculação

O treinamento de força, conhecido popularmente como musculação, é uma forma de exercício contra resistência. Utilizando pesos, seja com halteres ou em aparelhos específicos. Os treinos resistidos podem ser influenciados por diversas variáveis, como: carga, amplitude, tempo de contração e velocidade controláveis, sendo assim uma atividade física indicada para pessoas de diversas idades e com diferentes objetivos.

Na sua diversidade, ela pode ser aplicada da forma isométrica (contração mantida), isocinética (com velocidade angular constante), ou isotônica (alternância de contrações, concêntricas e excêntricas), contínua ou intervalada, leve, moderada ou intensa, com recursos aeróbios ou anaeróbios.

O treinamento com pesos possui diversos efeitos, como: auxilia no aumento do gasto calórico diário e consequentemente na perda de peso; Prevenção de osteoporose, por estimular a produção de massa óssea; ganho de força e massa muscular, além de objetivos secundários como melhora da auto-estima, sono e bem-estar.

 

Compartilhe esse conteúdo 😉