Skip links

Setembro Amarelo: O que isso significa? Descubra a sua origem!

Setembro Amarelo é a maior campanha de conscientização à prevenção do suicídio no mundo, e no Brasil surgiu em 2015 por meio de uma parceria entre o Centro de Valorização da Vida, o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria.

Mas qual é a sua origem? Iniciou nos Estados Unidos, depois que um jovem de 17 anos, chamado Mike Emme cometeu suicídio em 1994, no seu Mustang 68 de cor amarela. A família de Mike comovida com a situação distribuiu durante seu velório cartões com fitas amarelas com a frase “Se você precisar, peça ajuda”. Essa ação chamou atenção para a situação que era pouco falada na época, trazendo desde então uma atenção necessária à pauta. 

Atualmente a campanha Setembro Amarelo é de fundamental importância, tendo em vista que segundo a Organização Mundial da Saúde, só em 2019 foram registrados mais de 700 mil casos de suicídios no mundo, somente no Brasil foram quase 14 mil registros, ou seja, em média 38 pessoas cometeram suicídio por dia. O tema ainda é visto como um tabu, entretanto falar sobre, é mais que necessário, pois é um problema de saúde pública que afeta a sociedade como um todo. 

Compartilhe esse conteúdo 😉