Skip links

Você falou comigo?

Identificar um som do mar, o canto de um pássaro ou até mesmo acordar com o seu despertador tocando, o sentido responsável por isso é a audição!

A audição tem a função de captar sons através das vibrações, essas vibrações são direcionadas até o cérebro onde será possível identificar que som estamos ouvindo.

O sentido da audição tem uma importante função no desenvolvimento do indivíduo, é através dele que aprendemos a falar e posteriormente a ler e escrever.

Podemos identificar os sons, o lugar de onde ele está sendo emitido, a intensidade e a sua distância.

Na região interna do nosso ouvido também encontramos o órgão responsável por manter nosso equilíbrio.

Segue algumas dicas para proteger e desenvolver esse sentido:

  • Evite ouvir músicas em um som elevado, hoje já existem sistemas em celulares, computadores e televisões sobre o volume seguro para proteger nosso canal auditivo.
  • Cuidado com poluição sonora, estar em um trânsito, com o ar condicionado ligado, musica alta e conversando com alguém exige muito da sua capacidade auditiva podendo levar a dores e desconfortos. Busque manter seu ambiente sonoro o mais limpo possível.
  • Cuide dos seus ouvidos, ventos, excesso de água e limpeza profunda pode levar a inflamações e desconfortos, como otite, prejudicando assim sua capacidade de ouvir ou entender o que está ouvindo.

Da mesma forma como cuidamos do resto do corpo, também devemos nos preocupar com a saúde auditiva, já que uma boa audição proporciona mais alegria de viver por meio de interações com o ambiente.

A prevenção é o melhor caminho para evitar alterações irreversíveis no sistema auditivo!

Confira agora no Minuto com a Over! 😉👇

Compartilhe esse conteúdo 😉

Leave a comment