Dietas restritivas não são eficazes a longo prazo na perda de peso!
Uma perda duradoura e sustentável a longo prazo, requer mudanças de hábitos também duradouros. Ninguém consegue manter uma dieta restritiva, de forma saudável por um longo período de tempo.
A consequência desse comportamento é cíclica:
Desejo de perder de peso ➡️ restrição alimentar ➡️ perda de peso ➡️ desejo pelos alimentos “proibidos” ➡️ perda do controle ➡️ exagero alimentar ➡️ culpa ➡️ reganho de peso ➡️ volta ao início do ciclo.
Esse foco exagerado na perda de peso imediata e a qualquer custo, normalmente está aliada à questões que devem ser trabalhada no comportamento antes mesmo de se fazerem modificações no hábito alimentar. Isso quer dizer que precisamos trabalhar melhor como se come, e não somente o que se come.
Então como ter a alimentação como aliada no controle do peso?
Primeiramente, é importante priorizar a saúde e comer os alimentos saudáveis que agradam, se permita provar novos alimentos saudáveis em preparações diferentes, mas por fazerem bem e não por obrigação.
É importante entender os sinais de fome, se alimente sempre que sentí-la e pratique o comer consciente, com atenção plena no momento de comer, permitindo ter a capacidade de perceber os sinais de satisfação e saciedade quando come. Coma os alimentos que deseja sem que isso seja considerado um fracasso, evitando exageros e retornando aos hábitos saudáveis normalmente.
Quando isso é alcançado, fica muito mais fácil lidar com as questões do peso!