Scroll to top

Você tem medo da balança?

A utilização da balança para medir o peso corporal é muito usual, mas com qual finalidade esse peso está sendo mensurado?

Quando falamos de peso corporal, estamos falando de um todo: ossos, órgãos, líquidos, nutrientes e também dos músculos, além da parte em gordura.

Você pode sim, utilizar o peso como um dos parâmetros de avaliação, pesar-se sempre nas mesmas condições (horário, roupa, bexiga e estômago vazios…), numa mesma balança, e mesmo assim não utilizar esse valor como o único indicador.

Os indicadores de saúde vão muito além de números mostrados num equipamento medidor do peso corporal, principalmente quando pensamos que a definição de saúde inclui o bem-estar físico e emocional.

Uma mudança de hábitos alimentares com mais qualidade nutricional, tendo equilíbrio no consumo alimentar pode aos poucos melhorar o seu funcionamento intestinal, imunidade, evitar compulsões, reduzir inchaços, reduzir desconforto gástrico, aumentar a disposição, melhorar taxas sanguíneas de colesterol e glicose e ainda reduzir o peso. Mas se foi estipulada uma meta de peso que não foi alcançada, o indivíduo considera não ter alcançado o seu objetivo.

Iniciar uma atividade física também pode trazer inúmeros benefícios, inclusive o aumento da massa magra! Mas o ganho de músculos também pesa, se houver esse apego ao número na balança, pode ser desestimulante.

Essas práticas, com mudanças diversas no estilo de vida, podem trazer melhora do sono, controle do estresse e ansiedade, melhora da disposição, melhora de foco e concentração e entre outras coisas. Nada disso se mede na balança!

Então, chega de medo da balança! É útil pesar-se como conhecimento de seu peso, mas entenda que só ele não mede sua saúde e nem mesmo o seu emagrecimento.

A gente cuida do que ama, então cuide do seu corpo por amá-lo e não por odiá-lo!

Confira agora no Minuto com a Over! 😄👇

Compartilhe esse conteúdo 😉
Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados